


A EUROCASA, STEEL FRAMING SANTA CATARINA OFERECE A TECNOLOGIA NO SISTEMA MAIS USADO EM TODO O MUNDO NA COSNTRUÇÃO CIVL...​
STEEL FRAMING SANTA CATARINA, CONSTRUÇÃO SECA
RESUMO DESCRITIVO DO SISTEMA.
1. Estrutura da Construção.

A estrutura da construção é constituÃda de painéis metálicos, composto de perfis de aço conforme dimensionamento dado pelas normas técnicas da AISI - American Iron and Steel Institute (pé-direito mÃnimo: 2,70m pav. térreo e 2,40m pav. superior) de 0,95 mm de espessura, com revestimento anticorrosivo zincado por imersão a quente. Os perfis são fixados entre si, através de parafusos autobrocantes, compondo painéis de paredes, lajes de piso/forro e estrutura de telhado. Constituindo dessa forma, um conjunto único de grande resistência e apto a absorver as cargas e esforços solicitados pela edificação e agentes da natureza (vento, chuva, etc.) O dimensionamento e espaçamentos padronizados dos perfis estruturais seguem também a normalização da AISI e são definidos conforme necessidade do projeto arquitetônico e estrutural. Demais elementos estruturais como cantoneiras e fitas de aço, utilizados para rigidez e contraventamento são compostos do mesmo tipo de aço dos perfis. A estrutura de aço é ancorada junto à fundação com parafusos e pinos especÃficos. A estrutura dos sistema LSF é composta basicamente de perfis montante (comercialmente conhecido como U enrijecido) que são utilizados em montantes e vigas e perfis guias (comercialmente conhecido apenas como U). O aço utilizado para obtenção destes perfis é mais usualmente o A653 que leva um tratamento anticorrosivo por imersão em zinco quente ou liga zinco-alumÃnio que permite garantir a durabilidade das peças metálicas durante centenas de anos. Testes realizados indicam que na situação a qual o aço é empregado deste tipo de construção sua durabilidade pode chegar a 3 mil anos. Sua comercialização é feita pela industria siderúrgica em forma de bobinas com 1,20m de largura que posteriormente são cortadas (slitadas) em tiras de menor largura e moldadas a frio em perfiladeiras na forma desejada. Os perfis variam tanto em espessura como na dimensão da alma. Quando utilizado em paredes variam de 90mm a 140mm de largura e 0,8mm a 1,18mm de espessura. Na utilização em Lages variam de 200mm a 400mm de largura e 0,95mm a 2,5mm de espessura. A engenharia utilizada é voltada para que o prédio, além de suportar as cargas verticais, resista a fenômenos sÃsmicos. Para permitir a flexibilidade necessária para garantir esta estabilidade todos os elementos metálicos são aparafusados entre si. O revestimento do esqueleto metálico é mais freqüentemente realizado com placas OSB que também contribui para o suporte de esforços verticais e horizontais.

2. Vedação / Fechamento.

A Vedação/Fechamento externo dos Frames de parede e telhado (Sheating) com chapas OSB-HOME de espessura = 11mm dimensionados pelas normas técnicas da AISI, e duplo chapeamento da laje com OSB 18mm (subfloor) e OSB 12mm (underlayment), que contribuem de forma importante no contraventamento da estrutura. As chapas são fixadas diretamente nos perfis estruturais com parafusos, sobre manta impermeável justaposta ao perfil. As juntas das chapas são tratadas com produtos especificados pelo fabricante. Chapemanento/Revestimento interno das paredes e tetos com chapa gesso acartonado ½", acabados com fita, massa e chapas cimentÃcias com sistema de impermeabilização em pisos de áreas úmidas e paredes do Box, fixadas diretamente nos perfis com parafusos; Dentro das paredes internas e externas e laje de pavimentos, é feito isolamento termo-acústico com feltro em lã de vidro ou de rocha (dimensionamento conforme NAHB Research Center em Design Guide for Exterior Walls), cerca de 5 vezes superior ao sistema convencional. Permite ainda uma melhor troca de ar da construção, mantendo bons Ãndices de temperatura e umidade. As paredes externas têm normalmente espessura final de 165 mm. As paredes internas têm espessura final de 120 mm.

3. Impermeabilização.

As bases inferiores que compõem os painéis de aço galvanizado são revestidas por mantas impermeabilizantes auto adesivas de neoprene, como interface ao concreto da laje de fundação. As faces externas dos perfis que compõem a estrutura das paredes de elevação externas, e a estrutura do telhado são revestidos com Barreira/Difusor de umidade com caracterÃstica de evitar condensação interna, garantindo estanqueidade contra presença de água ou umidade.

4 . Revestimentos e Acabamentos.

Sobre a estrutura, com os fechamentos e devidamente protegida com o difusor de umidade, podem ser aplicados quaisquer componentes utilizados como revestimentos e acabamentos são os habituais da construção como: pintura (texturizadas, lisas), revestimentos cerâmicos (pisos, azulejos, tijolo à vista), Clapboard vinÃlico, telhado ( telha cerâmica de barro, concreto, metálica, asfáltica ou shingle asfaltica). Trazido recentemente ao Brasil, o Clapboard VinÃlico, demonstra ser um dos materiais de revestimento mais recomendados para o sistema Steel Frame, pois agrega, além da qualidade superior e da baixa manutenção, produtividade de obra. Igualmente, como produto recém chegado, e ainda importado, o telhado com telhas shingle asfaltica, dá ao produto final construÃdo, caracterÃstica térmica (através da ventilação ocorrida do beiral até a cumieira), beleza e durabilidade garantida pelo fabricante. As esquadrias de alumÃnio e as portas, podem ser colocadas diretamente na fábrica o que elimina o trabalho artesanal do marceneiro e do serralheiro na montagem de esquadrias e portas. As obras com steel frame podem ter até oito pavimentos e as instalações hidráulica e elétrica são feitas através de dutos condutores, facilitando a manutenção e possibilitando a implantação de ar-condicionado central e de automação de controles.